o individuo e a sociedade
Esta atividade é importante para desenvolver habilidades de análise e raciocínio crítico, especialmente para refletir sobre a questão da socialização e dos papéis sociais.
Passo 1: Considere que Reinaldo Dias, ao discutir o processo de socialização, destaca que entre os principais agentes de socialização de uma sociedade estão a família e a escola. Faça esta leitura no livro-texto e avalie quais as principais características dos agentes.
Avaliando as características da família e considerando como o principal agente de socialização, sendo a base estrutural para o ingresso na sociedade, baseando-se no universo cultural que conhecem e passando de pai para filho seus valores, normas e costumes, partindo desta base ”família”, a escola transmite a experiência de lidar com uma grande organização, onde relações são diferentes daquelas encontradas no núcleo familiar, adquirindo personalidade própria.
Passo 2: Elabore um texto, de no máximo 30 (trinta) linhas, que apresente uma discussão sobre os processos de socialização que acontecem na infância, enfatizando as consequências destes sob os indivíduos e também sob a sociedade em que este se insere. Ao longo de sua análise, apresente exemplos de sua própria vida e experiência cotidiana que possam ser pensados dentro deste contexto sociológico.
Iniciamos o processo de socialização na infância, onde os pais socializam sua crianças no universo que conhecem, influenciando na formação de qual maneira devemos agir, seguindo suas normas e seus valores, tendo esses princípios como base, para nos inserir na sociedade, e aprendermos a conviver em grupos e em grandes organizações, como na escola, onde temos contato com outras culturas, valores e pensamentos diferentes. Nesse momento damos continuidade de uma nova personalidade e caráter, mas sem perder seus valores familiar, tendo então um novo conceito de sociedade. Trazendo esses princípios para minha vida, posso dizer que tive