Cristalização Fracionada Química I
1.Introdução
Na aula de prática 2 foi feita a purificação do cloreto de sódio que tem como objetivo a retirada de sólidos insolúveis em água, bem como uma redução drástica da presença dos íons magnésio e cálcio, levando a um produto final com reação neutra.
2.Procedimento Experimental
Foi utilizado 30,3912 de sal grosso da marca Cisne, que foi pesado na balança digital de precisão, que foram dissolvidos em 100ml de água em um bécher de 250 ml e filtrado, em seguida, foi feita a eliminação do Mg2+ através da precipitação do hidróxido de magnésio (Mg(OH)2) pela adição da solução de hidróxido sódio (NaOH), após a solução foi filtrada.Com a solução obtida foi procedida a eliminação do Ca2+ através da adição de gotas da solução de carbonato de sódio(Na2CO3),que em seguida procedeu-se a uma nova filtração.Por fim aqueceu a solução para a obtenção dos cristais e secando-os em uma estufa.
OBS: Para a filtração foi utilizado funil de buchner, papel de filtro, kitassato e bomba de vácuo; ocorreram três vezes o processo de purificação para retirar as impurezas; o 1º papel tinha 0,7125g, o 2º 0,6972g e o 3º 0,6658g, depois de terem sidos usados para a filtração foram colocados na estufa, os papéis ficaram respectivamente com o peso de 0,9591g, 0,9298g e 0,8604g.
OBS2: Na 1º verificação o ph ficou entre 13 e 14.
3.Discussão e Resultados
O cloreto de sódio encontrado na água do mar, contaminado principalmente com areia, é retirado através de reação química. O processo propôs a purificação deste material, através da retirada de sólidos insolúveis em água.Na primeira purificação teve um total de 0,2466g de impureza, na segunda 0,2326g de impureza e na terceira 0,1946 de impureza. Os resíduos dos sólidos inicias se deve pelo fato de que não foram dissolvidos na reação, ou seja, não se misturam com a água.
4.Conclusão
Conclui que a prática foi bem sucedida, porque foi possível através do processo de reação química a