O In Cio Da Psicologia Jur Dica No Brasil
O psicólogo jurídico no Brasil teve sua profissão reconhecida e seus primeiros trabalhos junto ao sistema penitenciário na década de 60, trabalhos esses que se iniciaram de forma lenta gradual, de maneira informal e por meio de trabalhos voluntários.
Porém o reconhecimento legal da profissão veio somente anos depois com uma lei federal em 1984, os primeiros trabalhos legais vieram um ano depois em 1985, quando ocorreu o primeiro concurso publico, para atuação na área da infância e juventude o então denominado juizado de menores, já as áreas de direito da família e direito do trabalho só tomaram força nos últimos 10 anos. A universidade do Rio de Janeiro foi a pioneira em relação à área acadêmica de psicologia jurídica, em 1980 foi criada uma área específica no curso de especialização de psicologia clínica denominado psicodiagnóstico para fins jurídicos, o fato de apenas essa universidade ter oferecido o curso acarretou em uma deficiência acadêmica dos profissionais, o que acabou obrigando que as instituições judiciarias oferecessem na época curso de capacitação, reciclagem e treinamentos, o que já mudou bastante, atualmente existem cursos de pós- graduação em vários estados brasileiros.
Hoje são diversos os campos onde a psicologia jurídica esta em atuação, os mais conhecidos são: separação e divórcio, regulamentação de visitas, disputa de guarda, adoção entre outros. Temos também os campos menos conhecidos são eles: vitimologia e psicologia de testemunho.
Sendo assim podemos destacar que a psicologia jurídica no Brasil é muito recente, e está em pleno desenvolvimento, porém como é uma área que cresceu muito rápido e com dificuldades de formação acadêmica ainda temos algumas deficiências e despreparos para lidar com novas áreas de atuação que surgem todos os dias.
Centro Universitário Anhanguera de Ensino
Santo André - Senador Fláquer
Professor Mário - PSICOLOGIA JURÍDICA
Aline Marcolino Borges,