Custeio Por Absor O
Custeio significa método de apropriação de custos. Basicamente existem dois métodos de custeio considerados as mais importantes: Custeio por Absorção e Custeio Direto (ou Custeio Variável).
Custeio por absorção: consiste na apropriação de todos os custos de produção (custos diretos e custos indiretos) aos bens elaborados, é só os de produção. É o método derivado da aplicação dos princípios de contabilidade geralmente aceitos.
Custeio Direto (ou Custeio Variável): neste custeio só são agregados aos produtos seus custos variáveis, considerando-se os custos fixos como se fossem despesas.
Para valorização de estoques no Balanço Patrimonial, a legislação do Imposto de Renda somente permite a utilização do Custeio por Absorção.
Conceito mais amplo de Custeio por Absorção:
Entende-se por Custeio por Absorção a apropriação, aos produtos elaborados pela empresa, de todos os custos incorridos no processo de fabricação, quer estejam diretamente vinculados ao produto, quer se refiram à tarefa de produção em geral e só possam ser alocados aos bens fabricados indiretamente, isto é, mediante rateio.
Passam a integrar o valor contábil dos produtos acabados, nesse método de custeio, tanto os custos que são variáveis (que só existem quando cada unidade é feita) quanto os fixos (que independem de cada unidade, relacionando-se mais com a criação das condições de produção). No Custeio por Absorção é como se a empresa estivesse separada em duas partes: a fábrica e a atividade comercial; e é como se esta última adquirisse da fábrica os produtos por ela elaborados por um valor tal que cobrisse tudo o que a fábrica tenha gastado para produzi-los. A totalidade desses custos de fabricação é atribuída a todos os produtos e só será descarregada para despesas, afetando o resultado do período, quando forem vendidos. Deriva dessa concepção, inclusive, a distinção entre custo e despesa na empresa industrial.