O Imperio do Brasil
O Império do Brasil
Rosa Angélica / 2º D.
Boa Vista / RR
Agosto / 2013
Introdução
O grande desafio do império brasileiro era consolidar sua unidade politica e territorial. Porem as grandes dimensões territoriais dificultava o controle das regiões mais distantes da capital. Além de vários conflitos que as forças imperiais tiveram que enfrentar, ainda houve guerras com países vizinhos.
Brasil Pós-Independência
D. Pedro l, para elaborar a primeira Constituição do Brasil, convocou uma assembleia constituinte, formada por senadores e deputados, que deram inicio ao seu trabalho em 1823, o clima na Assembleia era tenso desde as primeiras reuniões, pois de um lado estavam deputados conservadores, que apoiavam o imperador, e do outro, os que tinham orientações liberais. D. Pedro l dissolveu-a em novembro de 1823 e criou um conselho encarregado de elaborar a constituição, sob sua supervisão é claro.
A primeira constituição brasileira foi outorgada em 25 de março de 1824, e era composta por 176 artigos que estabeleciam os princípios e regras para o funcionamento do Estado. E foi muito influenciada pelos ideais iluministas, principalmente pelas ideias de do filosofo Frances Montesquieu, que dizia que o poder de um Estado deveria ser dividido em três: legislativo, executivo e Judiciário.
A constituição de 1824 também estabeleceu um quarto poder: o moderador, que era exercido pelo imperador e lhe dava o direito de interferir nos demais poderes.
A Revolta de Pernambuco
Boa parte da população de Pernambuco, além da elite, estava insatisfeita com o governo de D. Pedro l. A revolta e os descontentamentos cresceram após a dissolução da Assembleia Constituinte e chegaram ao auge com a imposição da Constituição de 1824, os pernambucanos pensavam que D. Pedro l iria em breve, tentar reunir Brasil e