O Imperialismo
1. Industrialização e imperialismo -
1.1. Segunda fase da Revolução Industrial: Durante o século XIX a Europa, o Japão e os EUA tiveram um grande crescimento capitalista devido a forte aceleração na indústria. Esse período ficou conhecido como segunda revolução industrial, que se caracterisou por um período de grandes descobertas que poderiam ser aplicadas a indústria, ao transporte, e a comunicação.
Na indústria: Descoberta de um novo processo de fabricação de aço (1856); invenção do dínamo (1870); invenção do motor de combustão (década de 1870).
No transporte: Ferrovias, uso do barco a vapor e da locomotiva.
Na comunicação: Invenção do telégrafo e do telefone.
1.2. O Imperialismo: À partir de 1870 as potências capitalistas como EUA, Japão e Grã Bretanha começaram a competir pelas colônias da Ásia, África, América Latina e Oceania. Essa determinação por domação ficou conhecido como Imperialismo ou Neocolonialismo. Eles queriam (principalmente): matéria-prima e mercado consumidor, além de ouro, diamantes e privilégio para o seu comércio.
1.3. Teorias racistas no século XIX: Para justificar a dominação Imperialista sobre os outros povos os europeus elaboraram um conjunto de teorias racistas, que diziam que o europeu era superior aos "povos de cor". No século XIX essa teoria foi classificada como cientifica. Então os europeus sentiram-se com o direito de intervir na cultura de outros povos, dizendo que tinham uma missão civilizatória, ou seja, como consequência destruiram a cultura de outros povos impondo a cultura europeia.
1.4. A África entre os séculos XVI e XIX: Entre os séculos XVI e XIX a África cresceu populacionalmente e houve melhorias na produção agrícola. Devido a esse crescimento houve muitas procuras por terras férteis, consequentemente passou a ter guerras entre os pequenos reinos africanos, que viraram grandes reinos como: Lunda, Luba, Costa do Ouro, Futa...