O Impacto das Redes Sociais na Relação Consumidor x Empresa
Erika Oikawa2
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Resumo
Este trabalho propõe uma reflexão sobre os impactos que as mídias sociais têm provocado na relação entre consumidores e empresas no contexto da Cultura da Convergência. A partir da análise do caso “Doritos 5kg”, reflete-se como os fãs de Doritos atuam como consumidores inspiradores e como o conteúdo que eles produzem são apropriados pela marca, dando ritmo à chamada economia afetiva e potencializando o surgimento de Lovemarks. Assim, o que pode ser notado é que as mídias sociais, por serem efetivas para a comunicação boca a boca, servem de vitrine às emoções dos consumidores e um importante canal de negociação entre a empresa e seu público.
Palavras-chave
Mídias Sociais; Convergência; Economia Afetiva; Lovemarks; Comunicação boca a boca.
1 Introdução
Estar em sintonia com os consumidores e construir uma relação de respeito com eles são fatores determinante para o sucesso de uma marca hoje. Durante anos as empresas mantiveram uma relação unilateral com seu público, oferecendo produtos e serviços sem a preocupação de manter um diálogo aberto com ele, postura essa que está sendo reavaliada diante de consumidores cada vez mais “ativos”, “barulhentos” e “conectados socialmente”
(JENKINS, 2008, p.45).
A internet e as tecnologias digitais ofereceram as bases para que essas transformações acontecessem, em especial após a Web 2.0 (O’REILLY, 2005), cuja arquitetura de participação amigável possibilitou que os internautas adotassem uma postura mais colaborativa, já que parte da premissa de que os sistemas evoluem na medida em que mais pessoas os utilizam e contribuem para o seu melhoramento. Assim, “A Web 2.0 tem repercussões sociais importantes, que potencializam processos de trabalho coletivo, de troca
1
Artigo científico apresentado ao eixo temático “Entretenimento,