Relatório
Campus Bagé
Curso Engenharia de Alimentos
Titrimetria de Oxi-redução - Iodometria
Determinação de vitamina C
Bagé, 19 de abril de 2013.
Introdução: A vitamina C, também conhecido como ácido ascórbico, é um material branco, hidrossolúvel e cristalino, facilmente oxidado pelo calor. O ácido ascórbico tem a propriedade de ceder e receber elétrons, o que lhe confere um papel essencial de antioxidante. É a vitamina mais instável das vitaminas, podendo ser eliminada facilmente pelo calor, oxidação, secagem, armazenamento, alcalinidade, presença de metais e lixiviação (é altamente solúvel em água). Popularmente utilizada na prevenção de gripes e resfriados, a vitamina C é encontrada em comprimidos efervescentes, além de frutas e hortaliças. Para determinar a quantidade de ácido ascórbico em cada um desses comprimidos, utiliza-se a titrimetria de oxido-redução, que envolvem reações de transferências de elétrons entre agentes oxidantes (que os recebem) e agentes redutores (que os perdem). Foi utilizado, como amostra, um comprimido efervescente de Energil C, que afirma ter 1g de ácido ascórbico em cada comprimido. A Iodometria (titulação envolvendo Iodeto-Iodo) tem a seguinte reação: I + C H O (OH) C = COH → 2I + 2H + C H O C (=O) – C = O Objetivo: Determinar a quantidade de vitamina C presente em um comprimido efervescente.
Materiais: Pipeta volumétrica Béquer Erlenmeyer Bureta Suporte para bureta Proveta de 10 mL Iodo 0,03 mol.L Indicador amido 2% Comprimido de Energil C
Métodos: Preparo da amostra: Utilizando almofariz com pistilo, triturar um comprimido de Energil C. Emassar com água em um béquer. Transferir para um balão volumétrico de 200mL.
Preparo do experimento: Colocar 5 mL da amostra (vitamina C) em cada um dos 4 erlenmeyer. Adicionar 10 mL de água e 2 mL de amido em cada erlenmeyer.