O impacto das boas práticas de governança corporativa nas empresas
Renata Fernandes da Silva
Thaisa de Souza Camargo Lopes
Projeto de Pesquisa: O IMPACTO DAS BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA NAS EMPRESAS
Projeto desenvolvido com o objetivo de iniciar a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso de Administração de Empresas. Este projeto será apresentado à disciplina de Metodologia de pesquisa Qualitativa, orientada pela professora Lânia Ferreira.
SÃO PAULO
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3 OBJETIVO 4 JUSTIFICATIVA 4 REFERENCIAL TEÓRICO 4 METODOLOGIA 6 CRONOGRAMA 7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
INTRODUÇÃO Através deste, pretendemos avaliar o impacto das boas práticas da Governança Corporativa nas organizações, tomando como base o caso da Companhia Vale. Atualmente, devido ao crescimento da economia e abertura do capital de grandes empresas, nem sempre o sócio fundador ou o acionista da organização será o administrador do negócio. Conforme o crescimento da companhia, os acionistas contratam executivos especializados e delegam a eles a responsabilidade por gerir e maximizar a riqueza.
Muitas vezes, porém, os interesses dos executivos administradores não estarão alinhados com os interesses dos sócios e esta separação entre propriedade e gestão gera o chamado “conflito de agência” (MEGLIORINI; VALLIM, 2012). Neste contexto surge a Governança Corporativa, que tem por objetivo o incentivo e monitoramento das decisões tomadas pelos executivos a fim de que haja o alinhamento entre os interesses deles com os dos acionistas. A partir da década de 80 nos EUA, devido a escândalos envolvendo alguns dirigentes de empresas que abusavam de seu poder de decisão em benefício próprio, passou-se a estudar meios de evitar o “conflito de agência”. Dentre outras medidas, houve mudanças na legislação, nos procedimentos internos e práticas das empresas visando à transparência e prestação de contas, a fim de conquistar a confiança dos investidores e proteger os interesses dos