O impacto da violência doméstica contra crianças e adolescentes: o estudo de intervenção
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS – UNITINS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
Artiania Siqueira da Silva
Higor Alexandre Marinho de Carvalho
Patrícia Siqueira da Silva Santos
Thaís Gomes Fernandes
O IMPACTO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: O ESTUDO DE INTERVENÇÃO
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao departamento de
Serviço Social da Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS como requisito parcial à obtenção do título de
Bacharel em Serviço Social.
ORIENTADORA: ??????????????????????????????
Itaperuna – RJ
1 - A FAMÍLIA E A CRIANÇA
A família é uma instituição sagrada e apresenta toda a estrutura da sociedade. É nela que ocorre todo o desenvolvimento de uma criança.
Por isso, o lar precisa ser um abrigo seguro e confiável. Mas não é isso que nossa realidade mostra; segundo os dados da Sociedade Internacional de Prevenção ao Abuso e Negligência na Infância (SIPANI), 12% das 55,6 milhões de crianças menores de 14 anos são vítimas de alguma forma de violência doméstica por ano no Brasil. O número corresponde a uma média de 18.000 crianças por dia e dados da UNICEF mostram que 80% das agressões físicas contra crianças e adolescentes foram causadas por parentes próximos.
Isso mostra que a família tem deixado de ser um abrigo seguro. Ao invés disso, o âmbito familiar tem se tornado um lugar de más experiências, por causa do abuso de violência por parte de pais irresponsáveis.
2 – VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: DISCIPLINA OU CASTIGO?
Azevedo e Guerra (2001, p.19), explicam que, quando se fala em bater nos filhos, costuma-se surgir algumas perguntas, e entre as respostas mais frequentes dos motivos dessa prática, estão duas justificativas: para discipliná-los ou castigá-los.
A palavra disciplina tem a mesma etimologia da palavra discípulo, que significa “aquele que segue”, tem origem de um termo latino que significa “instruir e educar”. O