O IMPACTO DA TERCEIRIZA O
Partindo dos estudos, pesquisas e reflexões realizados, é possível ressaltar uma questão importante com relação a terceirização que afligem as organizações tais como a dificuldade de identificação entre terceiros e funcionários.
Para que de fato a terceirização aconteça de maneira apropriada, as empresas precisam estruturar adequadamente os setores e instituir os indivíduos responsáveis pela administração, acompanhamento e avaliação da prestação dos serviços terceirizados, uma vez que quanto mais próxima as relações entre empresa e o setor terceirizado, mais satisfatórios serão os resultados com a prestação de serviços. Ademais, para que o serviço prestado pelos terceiros seja condizente com o que é exigido pela contratante, é fundamental ampliar os procedimentos de gestão e de trabalho dessa para aqueles.
Ainda que inicialmente as empresas não admitam que a opção pela terceirização ocorra devido ao custo, esse é um dos fatores determinantes na permanência ou não da terceirização dos serviços. O processo de terceirização ocasiona um forte impacto no início da sua implantação, provocando incerteza nos colaboradores das empresas. Existem indicativos de que a terceirização das atividades de apoio acarreta conflitos menores, posto que essas já são, em sua grande maioria, vista como terceirizáveis.
Neste contexto, as organizações buscam conservar as terceirizações mais em atividades secundárias e de auxílio, pois quanto mais próxima da atividade final for a terceirização, mais amplos são os cuidados e dificuldades em relação a elementos como qualidade dos serviços e afinidade empresa e terceiros.
Os problemas mais comuns enfrentados pelas organizações no que tange à terceirização estão intimamente atreladas à qualidade do serviço oferecido; quanto mais remoto o processo de terceirização, serão necessários mais adequações e obrigação de estruturação de setores e assegurar profissionais