O impacto da informatica na gestão
A estratégia empresarial lida com o comportamento humano, com o objetivo de motivar e conscientizar as pessoas que compõem a organização à prática da inovação como meio de obter vantagem competitiva nos negócios.
Com a evolução tecnológica, as pessoas vêm tendo crescente acesso a informações gerais e aumentam sua percepção para os fatores que influenciam o desempenho organizacional.
Com a popularização do uso da Internet, as empresas encontram um fantástico meio de comunicação com os seus públicos internos e externos, sendo também um canal de marketing que agiliza a propagação de suas diretrizes estratégicas, facilitando a demanda de informações.
Como meio de comunicação que combina tecnologia com simplicidade operacional, a informática disponibilizou milhares de recursos (como planilhas eletrônicas) todos em um mesmo lugar, de fácil acesso e ainda com a vantagem de permitir a atualização constante, ser mais barato e muito mais rápido. Por esse motivo, está cada vez mais popular em todas as suas áreas, principalmente por atender necessidades e conveniências de pessoas físicas ou jurídicas, sem contar as inúmeras facilidades no quesito de pagamentos bancários e compras on-line.
Porém como todo recurso, a informática também tem seus pontos negativos. Por ser um instrumento de trabalho tão simples, fácil e rápido, as pessoas acabam se apegando demais à ela e se porventura ocorrer uma queda de sistema, de provedor ou mesmo de energia, os “adeptos” à informática/internet ficarão desorientados e não saberão dar continuidade ao seu trabalho, por estarem completamente acostumados ao enorme auxilio que a internet os dá; além do risco de gerenciar todas (ou quase) as áreas da empresa pelo computador, e através da internet se expor aos riscos de hackers e vírus que podem acarretar na perda parcial ou total do banco de dados.
A tendência geral da informática é cada vez mais ser uma ferramenta de trabalho on-line, principalmente para