Funcionamento de um microcomputador.
Câmpus de Ponta Grossa
Entendendo o funcionamento de um microcomputador
Resumo
A evolução tecnológica relacionada a um microcomputador está em constante avanço, desde o lançamento do Apple 1 em 1976, considerado o primeiro computador destinado a usuários domésticos os computadores sofrem atualizações quase que instantaneamente.
Este artigo tem como finalidade o entendimento do hardware de um microcomputador. Explicações sobre o funcionamento de cada item que está presente em um desktop convencional.
Palavras-chave: Processador – Placa Mãe – Memoria RAM - Disco Rígido – Dispositivo de entrada – Dispositivo de saída.
1. Introdução
Segundo o censo IBGE de 2010, 35% dos brasileiros possuem computador em casa, atualmente esse número deve estar bem maior. Muitos têm domínio sobre os sistemas operacionais, softwares e internet. Mas poucos entendem o funcionamento interno do computador, como funcionam o processador, as memórias RAM, o disco rígido, a placa mãe, etc...
2. Entendendo o funcionamento básico
Um computador está dividido em seis componentes básicos:
• Processador • Placa Mãe • Memória RAM • Disco Rígido • Dispositivos de entrada • Dispositivos de saída
Abordaremos então para cada item seu funcionamento e características.
3. Processador
O núcleo de processamento também conhecido como Unidade Central de processamento (Central Processing Unit, CPU) é o cérebro do computador, é a parte mais complexa por conter detalhes essenciais, ele que analisa e processa as informações, que executa cálculos e decisões lógicas.
Atualmente não existem muitas empresas que fabricam os processadores, os populares e que dominam quase que todo o mercado são as empresas Intel e AMD.
Apesar disso existe uma vasta gama de processadores disponíveis no mercado, em diversos valores e especificações técnicas.
O Chip do processador é feito de silício, um