O impacto da conquista europeus e povo indígenas o choque de "humanidades"
Caldas novas, Goiás.
Colégio Estadual Nivo Das Neves, Caldas novas – Goiás.
20 de março de 2013.
Laura Maria Gueiros De Moraes E Souza
Trabalho de progressão.
O Impacto da Conquista
Europeus e Povo Indígenas
O choque de "humanidades"
INTRODUÇÃO.
De 1500 a 1530 a economia brasileira gravitou em torno do pau-brasil. Após 1530, declinando o comércio com as Índias, a Coroa portuguesa decidiu-se pela colonização do Brasil. Nossa vida econômica, política e social foi organizada em função dos interesses, necessidades e decisões de Portugal. A administração colonial foi efetuada inicialmente por meio do sistema de capitanias hereditárias. Com o seu fracasso, foram instituídos os governos-gerais.
A colonização ocorreu no período inicial do capitalismo, denominado capitalismo comercial ou mercantilismo. O colonialismo aceleraria o processo de acumulação do capital.
O Impacto da Conquista
Europeus e Povo Indígenas
O choque de "humanidades"
Como vimos, nos séculos XV e XVI, empreendeu-se a expansão maítumo-comercial europeia.
Muitos povos da América e de outros continentes foram conquistados e colonizados pelos grupos sociais europeus que conduziam essa expansão.
Na América, o contato entre europeus e indígenas teve profundo impacto para ambos.
Representou, segundo o historiador Sérgio Buaque , o confronto de duas humanidades diversas, tão heterogêneas, (...) que não deixa de impor-se entre elas uma intolerância mortal.
A chegada da esquadra de Colombo á América, em 1492, teve grande impacto tanto entre os indígenas quanto entre os europeus.
Mais recentemente, os historiadores têm analisando a questão sob outros pontos de vista, ressaltando o impacto da presença dos europeus na destruição dos modos de vida e na dizimação dos povos que viviam na América. Desse ângulo, a questão não é colocada como “descobrimento”, mas como invasão e conquista.
Esse é o ponto de vista do historiador Tzvean Todorov: o encontro entre o Velho