O ILUMINISMO NORTE AMERICANO
PESQUISA SOBRE O ILUMINISMO NORTE AMERICANO
O Iluminismo foi um movimento político-cultural que expressou as necessidades e anseios da sociedade burguesa do século XVIII, o “século das luzes”. Movimento este que denunciava erros e vícios do Antigo Regime, abrindo caminho para diversos movimentos sociais. Os pensadores e escritores do Iluminismo eram dedicados aos ideais de justiça, liberdade e igualdade, considerando-os prerrogativas inerentes ao homem. É uma das manifestações que exercem mais profunda influência no pensamento e nas ações da humanidade.
Os iluministas eram genericamente chamados de filósofos. As atividades econômicas ligadas aos princípios mercantilistas se projetavam aos burgueses, comerciantes, banqueiros e homens de negócio em geral. Os reis, nobres e os integrantes do clero ainda detinham o prestigio e o poder político, em uma organização social justificada pela vontade divina. Principal Característica – valorização da ciência e da racionalidade como forma de eliminar a ignorância dos seres humanos acerca da natureza e da vida em sociedade. Manifestou-se, sobretudo no campo da filosofia, política, economia, arte e literatura. Na política, defendiam os direitos do indivíduo e no combate às arbitrariedades dos governos absolutistas.
Os conceitos fundamentais do Iluminismo são:
Razão é o único guia infalível da sabedoria.
O Universo é uma máquina governada por leis uniformes e inflexíveis (não se acha submetida de modo algum, a milagres ou outras formas de interferência divina).
A melhor estrutura da sociedade é a mais simples e a mais natural. A vida do “bom selvagem” é preferível à do homem civilizadas com suas convenções artificiais e antiquadas que somente servem para perpetuar a tirania do clero e dos governantes.
Não existe o pecado original. A depravação do homem não é inata. Seus atos de crueldade e de baixeza devem-se à influência de padres intrigantes e de déspotas belicosos. Se os homens tiverem liberdade para seguir