O hábito da leitura na educação infantil
CAMPUS I
LETRAS
WAGNNER RUAN DA SILVA NETO
O HÁBITO DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Público Alvo: Alunos do Fundamental I (Educação Infantil).
Faixa Etária: de 03 a 05 anos.
JUSTIFICATIVA
Sabendo-se que a leitura além de ser um objeto de ensino, pode se constituir também objeto de aprendizagem. Desenvolvemos este projeto, a fim de que os alunos possam superar as constantes e reais dificuldades relacionadas à leitura e a escrita, proporcionando-lhes, de forma lúdica e prazerosa, variadas situações de aprendizagem que valorize a leitura de diversos gêneros textuais e favoreça a ação, a reflexão, o humor e a fantasia. Dessa forma, busca-se desenvolver o hábito de leitura constante que, conseqüentemente, favorecerá a expressão escrita do aluno, elevando a sua auto-estima e resgatando a alegria de aprender. Contribuindo de forma significativa para que, futuramente, nosso aluno se torne um leitor e escritor competente.
PROBLEMA
Como se dá a participação do professor no processo ensino-aprendizagem do aluno através da leitura e produção de textos, e na mediação entre os diversos estágios de conhecimentos dos mesmos?
HIPÓTESE
A necessidade de intensificar o trabalho com a leitura é imensa, e este, deve ser realizado de forma lúdica e prazerosa, privilegiando uma atitude positiva, construtiva, criativa, e crítica por parte do professor e do aluno. Criando assim, uma relação professor/aluno e aluno/aluno bastante harmoniosa, baseada inclusive, nos respeito mútuo.
OBJETIVOS
Geral: * Estimular, nas crianças, o prazer e o hábito de ler, mesmo que ainda um leitor-ouvinte, levando-as ao mundo da fantasia através da leitura.
Específicos: * Despertar o gosto pela leitura; * Sentir prazer em ouvir e contar histórias; * Desenvolver a oralidade.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A leitura e a escrita são instrumentos básicos para o ingresso e a participação na sociedade letrada em que