O humor possui limites ?
Centro Universitário Carioca
Ética e Responsabilidade Social:
Atividade Supervisionada
Bruno Santos Paes
Claudio Varella
Davi Americo
Fernando Cesar
Raphael Bastos
Renan Moreira
Renato Breves Giglio
Vinicius Barcellos
Rio de Janeiro – RJ
2013
UNICARIOCA
Centro Universitário Carioca
O humor possui limites ?
Trabalho de aproveitamento da disciplina “Ética e Responsabilidade Social”, ministrada pela professora Veronica Eloi de Almeida da Faculdade Unicarioca.
Rio de Janeiro – RJ
2013
INTRODUÇÃO
O assunto do presente trabalho é o humor com piadas de grupos degradados da sociedade, mais concretamente de deficientes, tendo como base o documentário O Riso dos Outros, que mergulha no mundo do Stand Up Comedy para discutir esse limite entre a comédia e a ofensa, entre o legal e aquilo que gera intermináveis discussões judiciais.
É objetivo desse trabalho a reflexão como esses comediantes se baseiam no senso comum para fazer essas piadas, quais as conseqüências disso e chegarmos à conclusão se o humor possui limites ou não. Uma piada tem o poder de ofender ? Ética, em contexto com o humor, sempre foi uma discussão constante.
A ARTE DO INSULTO
Meses antes do lançamento do documentário, uma liminar determinou que o DVD A arte do insulto, de Rafinha Bastos fosse retirado de comercialização. A ação foi proposta pela Apae, por entender que houve insulto “à honra e à imagem” das pessoas com deficiência que foram chamadas de “retardados”. Com a decisão, Rafinha também precisou tomar as medidas necessárias para que o material não fosse veiculado na TV e na internet. E após recolher as cópias, teve que apresentar comprovantes à Justiça.
A retirada de circulação do produto demonstra força e reacende o debate sobre os limites no humor. O advogado argumenta que os órgãos que cuidam de pessoas com deficiência fazem um trabalho forte de inclusão há