O humanismo foi um movimento intelectual iniciado na It lia
O teocentrismo (Deus como centro de tudo) cede lugar ao antropocentrismo, passando o homem a ser o centro de interesse.
O humanismo procura o melhor nos seres humanos e para os seres humanos sem se servir da religião. A filosofia humanista oferecia novas formas de reflexão sobre as artes, as ciências e a política, revolucionando o campo cultural e marcando a transição entre a Idade Média e a Idade Moderna.
Através das suas obras, os intelectuais e artistas passaram a explorar temas que tivessem relação com a figura humana, inspirados pelos clássicos da Antiguidade greco-romana como modelos de verdade, beleza e perfeição.
Entre as principais ideias humanistas estavam: retomada da cultura antiga, através do estudo e imitação dos poetas e filósofos greco-latinos; revalorização da filosofia de Platão, especialmente no que diz respeito à distinção entre o amor espiritual e o carnal - neoplatonismo; crítica à hierarquia medieval, o homem reivindicando para si uma posição de destaque no Universo - não aceitação passiva das imposições místicas difundidas na ideia de destino; bifrontismo, coexistência de características medievais (feudalismo, teocentrismo) e renascentistas (mercantilismo, antropocentrismo, pragmatismo burguês).
NA ÉPOCA DOHUMANISMO, TIVEMOS VÁRIOS PENSADORES, PORÉM ALGUNS SE DESTACARAM MAIS.
Vittorino da Feltre
Também conhecido pelo apelido Rambaldoni foi um humanista, religioso e professor da Universidade de Pádua, que destacou-se na educação com o seu trabalho de preceptor dos filhos da família Gonzaga, em Mântua.
Destaca-se na prática pedagógica através de relatos registrados por seus ex-alunos e também por preocupar-se com um ensino atrativo para as crianças, por entender a necessidade de criar oportunidades de expressão da