O homem e o mundo do trabalho
Por que trabalho e realização parecem estar em eterno conflito? Vou relatar informações que julguei interessante sobre este assunto que possível muitas opiniões diferentes com fundamentos diferenciados.
O Conflito entre Trabalho e Realização.
O homem realizado, no sentido absoluto, não existe. Tanto a felicidade como a realização, consideradas absolutas, não são propriedades do ser humano. É a busca incessante da realização que permite ao homem transformar o seu meio natural, fazer história e instituir o trabalho.
Se por trabalho entendemos toda atividade do homem transformando a natureza, a relação entre trabalho e realização humana parece evidente.
Essa relação é tão antiga quanto a história da humanidade.
Mas de fato, há um conflito entre trabalho e realização. Esse deve-se ao fato de o homem ter organizado a sociedade de tal forma que, para a maioria dos indivíduos, o trabalho que fazem não são projetos seus, como também não são seus os frutos dos esforços. Nessas circunstâncias, longe de ser sinônimo de criação e de transformação o trabalho que desenvolvem torna-se opressivo e estafante. , conciliar às expectativas, interesses, desejos, vontades e sonhos tanto do dono da empresa (ou o acionista), bem como das pessoas: os trabalhadores este desafio é, em muitos casos, uma tarefa quase que impossível visto que, muitas das vezes, essas expectativas são distintas, ou, em alguns casos, diametralmente opostas.
O ser humano é o único ser vivo capaz de realizar sonhos. Só para citarmos um: o sonho de voar.O homem não tem - em seu equipamento biológico - qualquer condição de voar. Porém, a partir de sua capacidade de sonhar e empreender criou o avião e os outros instrumentos que possibilitam que o homem voe.
Por outro lado, trabalho é um fazer do homem. Só o homem trabalha de todas as espécies animais. Porém, e por outro lado, alguns povos da Antigüidade tinham o trabalho como algo impuro, indigno e desprezível. O