Alegoria da caverna x o mito da caverna e a gestão empresarial
Em primeiro lugar, antes de fazer a relação pedida, eu precisei entender alguns dos elementos figurativos do texto para então fazer uma correspondência com o papel do novo administrador. Temos a figura da caverna que representa, ao meu ver, o mundo em que vivemos. As sombras seriam as coisas materiais e sensoriais que percebemos. Quem é o prisioneiro que se liberta e sai da caverna? O filósofo, o visionário, explorador, questionador. O que é a luz exterior do sol? A luz da verdade. O mundo exterior seria o local das ideias verdadeiras.
Pela nossa vivencia ou simples percepção do novo ambiente empresarial sabemos que hoje em função da velocidade como as coisas mudam e as novas tecnologias surgem, as empresas se tornaram necessariamente organizações onde a aprendizagem tem que ocorrer diariamente. Para isso, uma série de mudanças deve acontecer principalmente no perfil do administrador que atua nessas empresas. Isso é fácil? Não é. O modelo institucional de ensino empregado desde muito tempo, nos leva a ter uma série de resistências que acabam por inibir a criatividade e o livre arbítrio dentro das empresas. Mudanças repentinas vêm ocorrendo dentro e fora das empresas e os administradores tem que as enfrentar considerando-se que o perfil do '' novo administrador" seja o de um eterno aprendiz, utilizando-se da melhor forma possível, as novas tecnologias de informação.
Imaginemos, agora pegando como referencia o texto 2, que trabalhamos em uma empresa ultrapassada, onde os métodos usados são ultrapassados e os ocupantes dos cargos de chefia estão ali por simples sucessão de berço. Se eu trabalho nessa empresa e não abro o meu olhar para novas coisas, filtrando e