Administração e suas funções
A definição descreve os administradores como planejadores, organizadores, lideres e controladores de organizações. Todo administrador desde diretor de programa de um clube universitário ao principal executivo de uma multinacional assumi uma variedade muito grande de papeis para atingir as metas estabelecidas por uma organização. Fayol foi primeiro a definir as funções básicas de um administrador, nesse primeiro momento as funções foram delimitadas a planejar, organizar, controlar, coordenar e comandar. Atualmente com as contribuições da abordagem neoclássica da administração os princípios foram retrabalhados e são conhecidos como planejar, organizar, dirigir e controlar.
O papel do administrador consiste nos padrões de comportamento que se pode esperar de um individuo dentro de uma unidade funcional, para definir e explicar os papéis dos gerentes Henry Mintzberg fez um levantamento amplo das pesquisas existentes sobre os papéis dos administradores e integrou suas conclusões aos resultados de um estudo sobre cinco executivos chefes, assim, ele concluiu que todos os administradores representam uma série de papeis interpessoais, de informação e de decisão que Mintzberg definiu como um “conjunto organizado de comportamentos”.
Para ocupar posições nas empresas o administrador deve executar seus papéis e buscar as melhores maneiras de Administrar, o Administrador deve desenvolver e fazer uso de várias habilidades. Robert L. Katz classificou-as em três grandes habilidades: Técnicas, Humanas e Conceituais.
FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR
As funções do gestor são classificadas em planejar, organizar, liderar e controlar.
Planejamento: É a função primordial do administrador, pois ela determina as demais da ação empresarial. Ocorre nos níveis estratégico, tático e operacional;
Organização: Essa função busca a harmonia da estratégia com a estrutura;
Direção: Cabe ao administrador definir o estilo de liderança e de comunicação e disponibilizar meios e