O homem e o capitalismo
INTRODUÇÃO
O presente projeto objetiva estudar e apresentar o homem que vive no sistema capitalista, demonstrando o comportamento, as idéias, os ideais, os padrões e a atuação desse sujeito social no âmbito do mundo contemporâneo em que a globalização do conhecimento, da informação e do status social está incorporado ao sistema Neoliberal.
Pretende-se apresentar o comportamento social do individuo inserido nesse contexto, bem como, apontar para uma nova tendência onde esse ser possa atuar socialmente, de maneira que o mesmo possa contribuir para uma sociedade mais humana, voltada para a solução dos problemas sociais, vivendo de modo mais livre e consciente.
DELIMITAÇÃO DO TEMA O objeto da pesquisa limita-se a demonstração do comportamento do indivíduo inserido no sistema capitalista.
OBJETIVO O objetivo deste trabalho é abordar a atuação do individuo no contexto neoliberal; apontar possíveis causas da alienação desse ser ao sistema capitalista e indicar para uma nova tendência do sistema.
JUSTIFICATIVA Muitos estudos se tem feito na área do comportamento humano, no entanto, nos dias de hoje, ainda é um tema que muitos escritores abordam, discutem, pesquisam, porém, é um assunto o qual se tem sempre algo a complementar, porque o comportamento humano ainda é alvo de especulação, não há algo feito e acabado, embora muitas teorias tem procurado estabelecer como é esse ser social, mas sempre existe algo a se agregar nos estudos e trabalhos já realizados, a respeito desse individuo vivendo em sociedade, especificamente num paradigma capitalista e neoliberal.
FORMULAÇÃO DO PROBLEMA Quem forma quem? o capitalismo faz o homem ou este o capitalismo? O homem é produz o meio em que vive, o meio é que produz o homem? Existe alguma maneira de viver sem servir ao sistema o qual se está inserido? Como pode o individuo