O HOMEM E A HISTÓRIA
O continente africano está dividido geograficamente em África Meridional, África do Norte, África Ocidental, África Central e África Oriental.
O continente africano é regionalizado, isto é, a África está dividida em duas regiões denominadas África Branca e África Negra. Esta divisão aconteceu com a colonização da África de acordo com os interesses europeus que delimitaram suas fronteiras artificiais, trazendo prejuízos aos povos já existentes por não respeitarem a cultura e etnia de cada povo do continente, pois as tribos aliadas foram separadas e as tribos inimigas unidas. Esse acontecimento ficou conhecido como a Partilha da África. Esta partilha territorial foi violenta e traumática.
A divisão geográfica e injusta gera problemas sociais, políticos e econômicos até os dias de hoje, como as guerras civis, fome e epidemias.
A África Branca tem características físicas e humanas, em sua maioria, semelhantes às dos países do Oriente Médio que difundiram sua cultura, língua e religião (o islamismo) naquele lugar. Essa região tem um bom desenvolvimento econômico e social, mantém relações comerciais com países da Europa e possui pólos industriais.
A África Negra, ou Subsaariana, fica ao sul do deserto do Saara, sendo os países mais pobres do mundo que compõe esse bloco. Sua população é predominantemente negra, com idiomas, hábito e religiões muito distintos (a Animista – religiões nativas). Têm os piores indicadores sociais, conflitos e guerras civil, fome e questões ambientais, e uma das posições mais baixa nas colocações do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo. Sua economia é fraca se comparada com a África Branca, porém possui características muito interessantes pois se destaca mais por seu caráter cultural que geográfico. Seu forte econômico são os recursos natural e mineral além do turismo, mas enfrenta sérios problemas de nível social, saneamento e pobreza extrema.
Curiosamente, um movimento no mundo árabe com muitos