A História Os Homens e o Tempo
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS.
Departamento: História.
Disciplina: Tutoria II (HIS 1512).
Professora: Maria Elisa Mäder.
Estudante: Matheus lima Targuêta.
24/09/2013.2
Referência Bibliográfica:
MARC, B. A história, os homens e o tempo. In: MARC BLOCH. Apologia da história ou O ofício de historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. p. 51-60.
Fichamento:
Sobre o autor e a obra.
Marc Bloch foi um notório historiador francês responsável pela fundação (juntamente com Lucien Febvre) da Revista dos Annales (Anais de História Econômica e Social); que buscava revisar as proposições da Teoria da História então vigentes. Esse movimento deu origem à Escola dos Annales, que propunha ir além da história como crônica de acontecimentos, substituindo o olhar do Tempo Breve (da história dos acontecimentos) pela Longa Duração, capaz de observar não somente as rupturas, mas também as continuidades e tornar inteligíveis as civilizações e mentalidades.
Seu campo de expertise era o estudo da Idade Média e, até hoje, é considerado por muitos como o maior medievalista de todos os tempos, com significativas inovações no campo do Feudalismo.
Impossibilitado de acessar a sua ou qualquer outra biblioteca, Bloch, não utiliza, neste livro, de frequentes notas de rodapé, pois estava encarcerado. A Apologia da História não foi acabada por ele, porque foi vítima do anti-semitismo nazista durante a 2ª Guerra Mundial, sendo publicado postumamente pelo seu amigo e co-fundador da Revista, Lucien Febvre. Vale lembrar que, durante sua juventude, Bloch lutou na 1ª Guerra Mundial, portanto, ao final de sua vida quando escreve este livro, já era um homem maduro e experiente.
Neste livro, o autor busca desenvolver uma reflexão sobre o ofício do historiador. Visando delimitar o campo próprio não só da história, mas também de seu profissional. Com muito