O homem e sua humanização: o papel do trabalho.
Para Friedrich Engels o trabalho exerce papéis muito importantes para o ser humano, não apenas como fonte para conquistar riquezas, mas como a origem da transformação do macaco em homem.
As funções de nossos antepassados foram se desenvolvendo progressivamente, de maneira que seu corpo foi evoluindo e se adaptando também. A mão foi um dos exemplos citados, sua função não era mais servir de apoio ao caminhar, ela começou a desempenhar habilidades diferentes, mudando gradativamente. Sendo assim afirmou que a mão não é apenas um órgão de trabalho, mas também um produto dele, o que se deve a aptidão de novas funções e a transmissão dessas para novas gerações.
Com as novas aptidões das mãos, Engels observou também a necessidade do animal em se comunicar ressaltando o nascimento do órgão vocal, a necessidade de desenvolver o ouvido, e também que o desenvolvimento geral do cérebro está ligado ao aperfeiçoamento de todos os órgãos dos sentidos.
Com a evolução o homem ia se distanciando gradualmente mais do ser animal que era, e começou a fazer cada vez mais uso da natureza por meio do trabalho tendo em vista alcançar seus objetivos pré-determinados enquanto o animal só faz uso do que natureza oferece sem modificá-la.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Texto: Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem Friedrich Engels