O homem que confundiu sua mulher com um chapéu
O livro O homem que confundiu sua mulher com um chapéu foi lançado no Brasil em 1985. O autor, Oliver Sacks, é um neurologista com grande habilidade para narrar distúrbios neurológicos complexos, de forma que o leitor acaba sendo completamente absorvido pelas incríveis histórias de vida de seus pacientes. Sacks já publicou outros livros como Um Antropólogo em Marte(1985) e Despertando (1974), que virou filme em 1990 com a atuação de Robert De Niro e Robin Williams.
Os pacientes de Sacks surpreendem o leitor e o próprio neurologista, pela capacidade adaptativa e criativa para conviver com doenças neurológicas devastadoras.
No livro o homem que confundiu sua mulher com um chapéu Oliver Sacks narra as histórias de seus pacientes e suas patologias de uma forma muito interessante.
Na história de “ WITTY TICCY RAY” ele narra a história de Ray,um paciente de 24 anos portador da Síndrome de Tourette que se caracteriza por uma desordem neurológica e neuroquimica.
O paciente Ray chega até o Dr Oliver através de um artigo em que o titulo era ”Tiques” publicado no Washington Post. Ele identifica-se com a Síndrome procurando então Oliver para dar a confirmação da doença e iniciar assim um tratamento.
Quando procurou Dr Oliver o paciente encontrava-se em uma fase de quase incapacidade, sofria muito com os múltiplos tiques de muita violência que ocorriam a cada poucos segundos.
Ray tinha a ST desde os quatro anos de idade ,era um homem muito inteligente mas não conseguia levar a sua vida com normalidade em função da ST.Era casado,conseguiu concluir a Faculdade mas não conseguia se firmar em nenhum emprego por causa dos seus tiques e palavões típicos da ST.
Quando confirmada a patologia deu-se início ao tratamento com Haldol,administrada pelo apciente da forma injetável à qual o paciente apresentou extrema sesibilidade ao medicamento.Em um primeiro momento o tratamento