O Homem Político
Para Lipset, influenciado pelas obras de Schumpeter e Weber, democracia é um sistema que permite mudança regular dos governantes e que uma grande parcela da população pode influir nessa tomada de decisão. Essa definição, entretanto, implica uma série de condições específicas enumeradas dessa forma:
1˚Especificar as instituições que são legítimas, partidos políticos etc;
2˚Líderes políticos com exercício no cargo;
3˚Alguns líderes tentando alcançar o posto de governante (reconhecidos pela população).
Além disso, existem condições para a democracia existir:
1- Deve-se existir valores em que o jogo de poder seja realizado de forma pacífica;
2- No jogo político, deve-se conceder autoridade efetiva ao grupo vencedor para que não haja ou possa existir um governo instável e irresponsável;
3- A oposição deve possuir algum tipo de voz para que a representação popular não seja minada pela ação única do partido governante.
Existem dois caracteres que influenciam diretamente uma democracia estável: desenvolvimento econômico e legitimidade. Segundo Max Weber, uma sociedade onde não há uma democracia estável, geralmente ocorre um subdesenvolvimento de ordem econômica, ainda que essa relação não seja unívoca, pois uma relação entre renda, educação e religião de um lado e democracia de outro não garante o estabelecimento de uma democracia estável, já que existe um subsistema político que atua autonomamente.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NA EUROPA E NAS AMÉRICAS
Há uma coincidência matemática entre os países com elevada renda per capita e mais democráticos, enquanto países com baixa renda são de categoria “menos democrático”. Além disso, outros vetores como industrialização e energia apontam para o mesmo sentido.
A democracia constitui um ponto relevante na análise de Lipset, já que quanto maior for o período de escolaridade de uma pessoa, maior é a probabilidade de que ela apóie esses valores democráticos. Ainda que ela não seja