Homem Politico
A democracia é definida como um sistema político que fornece oportunidades para a mudança dos governantes e um mecanismo social que permite a maior parte possível da população influenciar nas decisões mediante o voto através das eleições. Essa definição é inspirada nas obras de Schumpeter e Max Weber.
Essa democracia, para ser exercida implica em condições: uma fórmula política que especifique as instituições legítimas aceitas como adequada para todos como os partidos políticos e a imprensa livre; um conjunto de líderes políticos exercendo os cargos; e um conjunto de líderes políticos que busquem alcançar esses cargos.
A necessidade dessas condições é clara pois se o sistema político não for um sistema que permita um jogo de poder pacífico, com regras e valores, a democracia torna-se caótica. Se o resultado desse jogo não for de permissão temporária da autoridade efetiva produz um governo instável e irresponsável. Se uma oposição efetiva não existir, a autoridade dos governantes aumenta e a influência popular diminui, situação de alguns países de partido único que enfrentam a ditadura.
O desenvolvimento econômico e a legitimidade são características de uma sociedade que influencia diretamente na democracia estável, já que os países onde falta uma tradição duradoura de democracia política ficam nas áreas subdesenvolvidas. É importante focar principalmente nas condições sociais que servem para sustentar os sistemas políticos democráticos e não os mecanismos internos que os mantém.
Com isso, Seymour Lipset afirma que a democracia não é uma qualidade unitária de um sistema social, mas um complexo de características que podem ser ordenadas de várias maneiras. Dessa forma, ele divide os países em estudo por categorias gerais que se concentram nas diferenças entre países situados nas mesmas áreas de cultura política, como América Latina e Europa e os Estados asiáticos e os países árabes.
Os principais critérios usados nas