O Homem Pode Viver Isolado Ou Precisa Viver Em Sociedade Por Qu
Viver em sociedade não é algo imposto, mas antes uma necessidade comum e coletiva. Quer por segurança, quer pela sensação de estar acompanhado, quer pelas facilidades de convívio, quer por outros tantos fatores, praticamente incontáveis, de tão numerosos, o fato é que o ser humano necessita da companhia de outros seres humanos.
O isolamento é um recurso, e alguns lançam mão dele. Estes são chamados de EREMITAS. Mas há também grupos de pessoas, mais ou menos numerosos, mas infinitamente menores que a grande coletividade de sua nação, que se isolam e passam a viver conforme acreditam como deve ser vivida a vida. São geralmente comunidades de caráter religioso, espiritual, ou que dizem respeito à uma filosofia de vida particular, como os naturistas e naturalistas.
Viver NESTA forma de sociedade, hoje em dia, é mais opcional do que convencional. Na verdade, desde a antiguidade, muitos poucos são os que conseguem juntar determinação ou coragem suficientes para se isolarem da sociedade e viverem solitariamente, ou com poucos semelhantes, pois isto significa, em boa parte dos casos, viver em constantes privações e/ou dificuldades. Mas há dificuldades em qualquer lugar onde se vive, a diferença é justamente a natureza e o grau da dificuldade, e se o estilo de vida compensa ou não viver deste modo.
Sobre casos de gente que viveu ou vive isolada, existe aos montes. Boa parte deles, é claro, permanecem no anonimato, mas existem sim.