O HOMEM DE VOCAÇÃO POLÍTICA
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho objetiva a análise critica do papel do homem na política e os reflexos de suas ações na sociedade. Atentando para o significado de ética, moral e política.
Neste trabalho, a partir da idéia de Política por vocação em Weber, mais especificamente, da sua idéia de ética da convicção, ética da responsabilidade, objetiva-se discutir o fenômeno da Política brasileira nos dias atuais. Desse modo, far-se-á uma pequena revisão histórica da abordagem weberiana acerca dos atores políticos, no contexto de racionalização da sociedade, sempre que possível, discutindo-as por meio do entendimento dado ao conceito de bem comum.
Faz uma confrontação do vídeo “A inauguração da Ponte, de Sergio de Goes Barboza com a atual situação da política brasileira, enfatizando as responsabilidades dos políticos em consonância com os pensamentos de Weber, no que tange a política vocacional.
2 DESENVOLVIMENTO
Política são a ciência de governar um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. O termo tem origem no grego. Política, uma derivação de polis que designa aquilo que é público. O significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público. Vocação, do latim vocare, quer dizer "chamado". Vocação é um chamado interior de amor: chamado de amor por um "fazer".
"Política" vem de polis, cidade. A cidade era, para os gregos, um espaço seguro, ordenado e manso, onde os homens podiam se dedicar à busca da felicidade. O político seria aquele que cuidaria desse espaço.
Para Weber existem dois meios para se fazer política:
“Há duas formas de exercer política. Pode-se viver ‘para’ a política ou pode-se viver ‘da’ política. [...]