TRabalho
INTERPRETANDO TEXTOS VERBAIS, NÃO VERBAIS E MISTOS
A interpretação de textos não está presente apenas na hora de responder questões da prova ou quando realizamos algum concurso.
Em nosso cotidiano, sempre estamos interpretando diferentes tipos de textos
Ao interpretarmos os textos mistos, nossa atenção deve ser redobrada, pois é fundamental que se estabeleça comparações entre a parte verbal e não verbal, faça inferências sobre a intencionalidade do texto e demonstre como as relações são construídas.
FUNÇÃO REFERENCIAL: também chamada de denotativa, está centrada no referente. Tudo o que, na mensagem, remete aos referentes situacionais ou textuais concerne à função referencial. FUNÇÃO EMOTIVA OU EXPRESSIVA: centrada no destinador (ou emissor) da mensagem, exprime a atitude do emissor em relação ao conteúdo de sua mensagem e da situação.
FUNÇÃO CONATIVA: que se orienta para o destinatário. Tudo o que, na mensagem, remete diretamente ao destinatário dessa mensagem concerne à função conativa, cujas manifestações mais evidentes são os imperativos e os vocativos.
FUNÇÃO FÁTICA: centrada no contato (físico ou psicológico); tudo o que numa mensagem, serve para estabelecer, manter ou cortar o contato (portanto a comunicação) concerne a essa função, que manifesta, essencialmente, a necessidade e o desejo de
comunicar.