Conservação de telhados
A conservação de telhados é um dos pontos mais importantes da conservação das edificações. Apenas não mais importante que a própria estrutura e fundação.
O telhado serve como um escudo para a edificação, protegendo tanto seu interior quanto o exterior, assim como todos os artefatos e usuários.
Neste estudo pretendo resumir, de forma clara e informativa, como podemos conservá-lo e citar como identificar fatores que levam à necessidade da conservação.
Quando precisamos conservar?
O telhado, necessita de uma manutenção periódica pois está em constante contato com fatores degradativos, muitas vezes por pequenas coisas grandes problemas são gerados.
É importante voltarmos nossa atenção sempre para fatores como telhas quebradas e calhas entupidas que podem gerar vazamentos. As calhas necessitam de uma limpeza constante para retirar folhas e outros materiais que podem entupi-la.
O Vento pode fazer o empilhamento lateral das telhas assim aumentando a possibilidade de quebrarem com pressão e também abrindo pequenos vãos no telhado.
Apesar de tomar a maior parte do telhado e de ser a barreira que protege o que tem em baixo, a telha não é o elemento mais importante, o que não inferioriza a necessidade de sua conservação.
O elemento mais importante é a madeira, que compõe a estrutura do telhado, pois além de sustentar a telha em seu lugar ela é mais fácil de ser danificada por fatores naturais e biológicos. Fungos, Cupins e apodrecimento, são alguns fatores que podemos citar.
Como Podemos Conservar
Telhas:
Com uma verificação periódica e com mais frequência em períodos de chuva e maior incidência de ventos.
A conservação da telha se dá a partir de uma manutenção básica, ajustando aquelas que demonstram empilhamento lateral e retirando as que possuem rachaduras e/ou estão quebradas. As telhas vêm sendo feitas de cerâmica desde tempos imemoriáveis e isso facilita a sua