O Homem Bicentenario
Educação Social 1º Ano – Promoção Social e Cognitiva
Questões:
1. A “Menina Pequena” apresenta desde logo uma relação especial com Andrew, como podemos observar nos seguintes momentos do filme: Quando lhe mostra o cavalinho de cristal;
Quando Andrew lhe da um cavalo de madeira (feito por ele), ao qual ela reage dizendo que foi a melhor prenda de sempre;
A “Menina Pequena” oferece-lhe um cão de peluche “Woofy”;
A “Menina Pequena” acompanha Andrew, na praia, na recolha de troncos de árvore e observa Andrew nas construções;
A “Menina Pequena” ensina Andrew a tocar piano.
2. Tendo em conta que os aprenderes fundadores são o alicerce e a base de uma vida emocional harmoniosa, podemos retirar que, a “Menina Pequena” ao criar uma relação forte com Andrew, ao ter esta experiencia positiva na sua vida, futuramente irá estabelecer equilíbrio nas suas relações futuras com o outro.
3. Sim porque a criança ao experienciar acolhimento, suporte, contentação, organização e estimulação dentro de uma matriz familiar adequada, faz com que tenha uma aprendizagem social consoante estes valores. Deste modo, socialmente a criança irá reproduzi-los.
4. Sim, a partir do momento que a “família” de Andrew o incluí como sendo uma pessoa e lhe transmite os “aprenderes fundadores, aprendizagem social, dimensões de acolhimento, suporte, contentação, organização e estimulação” ele irá “absorve-los” e também observa-los nos vários elementos da família.
5. Andrew de facto era curioso, como podemos observar no filme, antes de construir o cavalo de madeira interessou-se em ir pesquisar qual o material indicado e quais as ferramentas a usar.
6. Quando a “Menina Pequena” o confronta com o casamento, Andrew repara que ela não está confortável com a situação em dois momentos: a expressão facial quando a “Menina Pequena” fala do amigo especial e a expressão facial quando fala de Frank, o noivo. No entanto, Andrew por ser um robot não consegue mostrar qualquer tipo de