O Helenismo E Suas Principais Correntes: Estoicismo, Epicurismo, Ceticismo
O período helenístico iniciou-se em 323 a.C e se desenvolveu até 30 a.C. O termo helenismo é derivado da obra do historiador alemão J.G. Droysen, Hellenismus (1836 – 43), e designa a influência da cultura grega em toda a região do Mediterrâneo Oriental e do Oriente Próximo desde as conquistas de Alexandre. Com isso a cultura grega entra em contato com as demais, produzindo um sincretismo cultural, concretizando-se um dos ideais de Alexandre.
O mundo de hoje tem muito a ver com os gregos, pois foram eles os criadores dos jogos olímpicos, da filosofia, dos fundamentos da ciência e do teatro.O pensamento do helenismo é essencialmente de escola, pois a produção filosófica helenística consistiu basicamente em comentários a textos dos clássicos e a dos fundadores das escolas, ou em desenvolvimentos a teorias propostas por esses filósofos. O ecletismo foi um dos traços fundamentais do helenismo, sobretudo a partir do período romano. Vários pensadores procuraram elaborar sistemas sintetizando diferentes doutrinas filosóficas.
Estoicismo
O estoicismo idealiza a filosofia de forma ordenada e composta de três partes fundamentais: a física, a lógica e a ética, cuja relação é ilustrada através da metáfora da árvore. A física corresponderia à raiz, a lógica ao tronco .O período conhecido como helenístico foi um marco entre o domínio da cultura grega e o advento da civilização romana. Os sopros inspiradores da Grécia se disseminaram, nesta época, por toda uma região exterior conquistada por Alexandre Magno, rei da Macedônia. Com suas investidas bélicas ele incorporou ao universo grego o Egito, a Pérsia e parte do território oriental, incluindo a Índia.O período helenístico é caracterizada principalmente por uma ascensão da ciência e do conhecimento. A cultura essencialmente grega se torna dominante nas três grandes esferas atingidas pelo Helenismo, a Macedônia, a Síria e o Egito. Mais tarde, com a expansão de Roma, cada um desses reinos será absorvido pela nova