apostilha UP-GRADE
Prof. José Renato
AULA 1
Expansão Marítima e Comercial / Período Pré-Colonial
1. ―O conceito de Grandes Navegações está relacionado à expansão marítima dos portugueses ao longo do século XV, incluindo dimensões históricas muito variadas: políticas, tecnológicas, geográficas e comerciais‖.
VAINFAS, Ronaldo et al. História. São Paulo: Saraiva, 2010.
Com base no texto, explique o conceito de Grandes Navegações acima definido, identificando as dimensões históricas enunciadas.
Resolução:
Ao conquistar autonomia política e alcançar a centralização do poder antes dos outros reinos europeus,
Portugal pôde, com o apoio da burguesia comercial que se unira à dinastia de Avis, empenhar-se na expansão ultramarina. Para tanto, foi de extrema importância o projeto do infante D. Henrique, que se dedicava a pesquisas cartográficas e náuticas. Ele reuniu comerciantes da península Itálica e cartógrafos experimentados na área náutica, que contribuíram para a expansão marítima. Além das técnicas de navegação e construção naval (como as caravelas) desenvolvidas pelos portugueses, foram assimilados por eles o conhecimento náutico dos chineses e muçulmanos (como a bússola), adotados e ampliados pelos genoveses e venezianos. A localização geográfica de Portugal facilitava a exploração ultramarina, por isso Gênova e Veneza investiram nos empreendimentos do reino a fim de conquistar novas rotas de comércio em direção à Índia. Por fim, ressalte-se que Portugal precisava buscar terras cultiváveis em outras regiões. 2. As Grandes Navegações dos séculos XV e XVI possibilitaram a exploração do Oceano Atlântico, conhecido, à época, como Mar Tenebroso. Como resultado, um novo movimento penetrava nesse mundo de universos separados, dando início a um processo que foi considerado por alguns historiadores uma primeira globalização e no qual coube aos portugueses e espanhóis um papel de vanguarda.
a) Apresente o motivo que levou historiadores a considerarem