O Guarani
Dados Biográficos:
Autor: José de Alencar
Nasceu em 1 de maio de 1829 na cidade de Messejana localizada em Fortaleza morreu em 12 de dezembro de 1877 com 48 anos no Rio de Janeiro, foi jornalista, político, advogado, orador, crítico, cronista, polemista(polêmico), romancista e dramaturgo brasileiro. Formou-se em direito e iniciou sua atividade literária no Correio Mercantil e Diário do Rio de Janeiro, foi casado com Ana Cochrane, filho do senador José Martiniano Pereira de Alencar, irmão do diplomata Leonel Martiniano de Alencar.
Resumo do enredo:
A história relata que em uma fazenda no interior do Rio de Janeiro, moram D. Antônio de Mariz e sua família, formada pela esposa D. Lauriana, o filho D. Diogo e a filha Cecília. A casa abriga ainda a mestiça apaixonada pelo moço Álvaro, que, no entanto, só tinha olhos para Cecília. O índio Peri, que salvou certa vez Cecília de ser atingida por uma pedra, permaneceu no lugar a pedido da moça, morando em uma cabana. Peri passa a se dedicar inteiramente à satisfação de todas as vontades de Cecília, a quem chama simplesmente de Ceci.
Acidentalmente, D. Diogo mata uma índia aimoré. Como vingança, a família da moça tenta matar Ceci, mas Peri intercepta a ação. A partir desse momento, a possibilidade de ataque da tribo é cada vez maior. E este não é o único perigo que roda a casa de D. Antônio. Um dos empregados, Loredano, está ali com o objetivo de se apoderar de uma mina de prata que fica abaixo da casa. Pretendia incendiá-la e ainda raptar Ceci, quando ele e seus capangas combinam seu plano de ataque, são ouvidos por Peri.
Contra si, o índio tem o ódio de D. Lauriana, que considera sua presença ali uma ameaça a todos. Consegue convencer o esposo a expulsá-lo, mas quando Peri relata a iminência do ataque aimoré, como vingança pela morte da índia, D. Lauriana permite que ele permaneça na casa.
Personagens:
Protagonistas:
Peri: herói da história, é um índio corajoso e valente.
Ceci (Cecília): filha do nobre D.