O grifo
Trabalho realizado por: Gonçalo Fernandes
Patrulha: Grifo
Índice
Introdução
O meu animal de patrulha é o Grifo ou Abutre – Fouveiro. O Grifo é uma ave da família das Accipitridae, onde se encontram as águias, búteos e milhafres.
A Aparência do Grifo
O grifo é uma ave de grande porte, tem cerca de 93 a 122 cm de comprimento e podem atingir 2,3 a 2,8 m de envergadura. Os machos pesam entre 6,2 a 10,5 kg e as fêmeas entre 6,5 e 11,3 kg.
A plumagem é acastanhada ou bastante negra, o corpo tem tonalidades de castanho creme assim como uma plumagem diferente que costuma ter na sua parte superior.
Tem patas cinzentas bastante débeis, pois não as usa para agarrar as presas como as águias.
Pela aparência pode ser confundido pelo Abutre-Preto.
Hábitos Alimentares
O Grifo é uma espécie necrófaga. Alimenta-se de tecidos macios (músculos, vísceras) de mamíferos de médio a grande porte.
Por vezes realiza movimentos migratórios em grupos para explorar periodicamente zonas de alimentação que se encontram indisponíveis em áreas inóspitas.
Provavelmente utiliza uma maior área de busca do que outros abutres europeus.. Detecta os cadáveres através da visão, muitas vezes pelo movimento de outras aves, no solo ou no ar.
Onde pode ser observado
Pode ser observado perto de vales fluviais em vários pontos do país, tais como:
Em Trás-os-Montes é visto com bastante frequência ao longo do Douro Internacional, por exemplo em Miranda do Douro, no Penedo Durão ou na zona de Barca d'Alva.
Na Beira interior, no Tejo Internacional, a zona de Segura e as Portas de Ródão são os melhores locais para observar o grifo, mas esta espécie é relativamente fácil de observar em qualquer local junto à fronteira, por exemplo na zona de Vilar Formoso e junto à albufeira de Santa Maria de Aguiar.
Em Lisboa e no Vale do Tejo só existem registos isolados e por isso não pudemos considerar que seja avistado muitas vezes.
No Alentejo, as zonas de