O Grande Sismo de Valdivia
De
Geografia
Terremoto de Valdivia 1960
O Sismo de Valdivia de 1960, também conhecido como Grande Sismo do Chile foi o mais violento sismo já registrado cientificamente. Ocorreu no dia 22 de maio de 1960, no Chile. Atingiu todo centro-sul do , incluindo as cidades de Valdivia e Concepción, registrando 9,57 pontos na escala de magnitude de momento, o que o tornou o mais forte já registrado cientificamente na história da Humanidade.
O sismo foi sentido em diferentes partes da Terra e produziu um tsunami que afetou diversas localidades ao largo do Oceano Pacífico, como Havaí e Japão e a erupção do vulcão Puyehue. A catástrofe, que causou a morte de 5.700 pessoas, foi acompanhada de um tsunami que chegaram às costas do Havaí, onde 61 pessoas morreram afogadas. As ondas chegaram nas Filipinas, provocando a morte de 32 pessoas. As ondas apagaram do mapa cidades inteiras na costa chilena e fizeram vítimas também em outros países banhados pelo Pacífico, como o Japão, as Filipinas e os Estados Unidos.A costa oeste da América do Sul fica numa região de encontro de duas placas tectônicas: a placa de Nazca, submersa no Oceano Pacífico, e a placa sul-americana, onde fica o continente.
O terremoto de Valdivia teve replicas ao longo de um ano inteiro. A atividade sísmica sem precedentes alterou a geografia a mil quilômetros quadrados do litoral chileno. O número de vítimas e os prejuízos deste desastre nunca foram conhecidos com precisão. Diversas estimativas quanto ao número total de mortes diretamente associadas ao sismo e tsunamis foram publicadas, com a USGS (Serviço geológico dos EUA) citando estudos e números que variam de 2.23, 3.000, ou até 5.700 mortes, enquanto outras fontes usam estimativas de 6.000 mortes.
Cerca de 965 pessoas morreram de um a três dias depois do terremoto, por doenças causadas pela sujeira e esgoto a céu aberto, entre outros, ou por hemorragia ocorrida nos ferimentos.
Tsunami ao longo do Pacificico causada pelo Sismo de