O governo de Lula
Na eleição de 2002, Lula conseguiu mais de 58 milhões de votos, atingindo um índice de aprovação não alcançado em nenhuma de suas três tentativas anteriores.
Seu mandato se caracterizou pela não interrupção da estabilidade econômica conseguida no governo do seu antecessor Fernando Henrique. A economia foi ficando cada vez mais estável o que favorecia o investimento e o crescimento do País.
No campo fiscal e monetário o governo se mostrou relutante em fazer grandes transformações, optando pela manutenção do estado tradicional. Deu a responsabilidade e autonomia política para o Banco Central no que diz respeito a manter a taxa de inflação sob controle. E conseguiu.
Seu governo foi marcado também por algumas políticas de caráter social que empregava uma boa fatia do seu orçamento, como o Bolsa Família, que foi instituído no ano de 2004 e tem como objetivo auxiliar famílias que se encontram em estado de pobreza e também as que estão em nível baixíssimo de pobreza. É o programa mais importante do Governo Lula.
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil também é muito importante. Foi implantado em 1996 durante o governo de Fernando Henrique Cardoso e tem como principal meta retirar as crianças e adolescentes de faixa etária entre 7 a 15 anos do trabalho infantil. O projeto cede bolsas mensais, cerca de 40 reais por pessoa, com a intenção de manter essas crianças na escola.
Luz para todos é outro programa. Foi criado em 2003 com o objetivo de proporcionar energia elétrica a 10 milhões de moradores de áreas rurais.
Brasil Alfabetizado e Educação de Jovens e Adultos, conhecido também como EJA.
ProUni tem como objetivo possibilitar a admissão de jovens com baixa renda no ensino superior por meio de bolsas de estudo integrais ou