o gosto
GOSTO - " é aquele do nosso sentido que nos põe em contato com os corpos sápidos"
O gosto pode ser considerado
sob 3 aspectos:
-físico: é o aparelho por meio do qual ele aprecia os sabores;
-rnoral: é a sensação que o órgão impressionado por um corpo desperta num centro comum;
-rnaterial: o gosto é a propriedade que tem um corpo de impressionar o órgão e fazer nascer a sensação.
O gosto pode ter dois usos principais:
I) Ele nos convida, pelo prazer, a reparar as perdas contínuas decorrentes da ação da vida; 2) Ele nos ajuda a escolher, entre as diversas substâncias que a natureza nos oferece, as que são próprias a servir de alimentos.
MECÂNICA
DO GOSTO
" Certamente a língua desempenha um grande papel no mecanismo da degustação; pois, dotada de uma certa quantidade de energia muscular, serve para amassar, revirar, espremer e ingerir os alimentos"
... " Além disso, por meio das papilas mais ou menos numerosas espalhadas em sua superficie, ela se empregna das partículas sápidas e solúveis dos corpos com os quais está em contato; mais isso não é suficiente, e várias outras partes adjacentes concorrem para completar a sensação, a saber: as bochechas, o palato e sobretudo as fossas nasais sobre as quais os fisiologistas talvez não tenham insistindo bastante .
...As bochechas fornecem a saliva, igualmente necessária à mastigação e à formação do bolo alimentar; assim como o palato, elas são dotadas de um certo número de faculdades apreciativas, inclusive não sei se, em certos casos, as gengivas não participam um pouco; e sem a olfação que se opera na parte posterior da boca, a sensação do gosto seria obtusa e completamente imperfeita ... "
SENSAÇÃO
DO GOSTO
A sensação do gosto é uma operação química que se faz por via úmida como dizíamos antigamente, ou seja, é preciso que as moléculas sápidas sejam dissolvidas num fluído qualquer, para poderem a seguir serem absorvidas pelas terminações nervosas, papilas ou sugadores, que forram o interior do