O gestor em busca da sobrevivência no mercado de trabalho
TRABALHO DO CURSO SUPERIOR EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
TRABALHO DO CURSO SUPERIOR EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Situação Problema
Em nossos estudos foi abordado, que muitas empresas são abertas e fechadas num curto período de tempo, antes mesmo de completarem 02 anos de vida. Administrar uma empresa é um jogo e muitas empresas até conseguem na sua abertura da empresa dominar o mercado e conseguir altos lucros devido à iniciativa. Contudo, quanto mais o tempo avança vai ficando complicado na medida em que passa a dividir o mercado e ofertar o mesmo produto. Desta forma, o desafio passa a ser o da sobrevivência. E o gestor qual o papel dele neste contexto? O que precisa em termos de gestão de pessoas para manter a empresa no mercado?
O gestor em busca da sobrevivência no mercado de trabalho
Embora hoje muitos dêem início ao negócio com abertura de empresas. Um levantamento realizado pelo SEBRAE mostra que 36% de empresas novas fecham no primeiro ano de vida, e 96% não conseguem perdurar por cinco anos. Diversos são os fatores que contribuem para esse declínio desde a escolha do sócio, falta de objetivo e até mesmo o não estabelecimento de um plano de ação eficaz.
Segundo o especialista Sergio Nardi palestrante em gestão empresarial e autor de livros sobre o assunto o motivo que leva uma empresa a fechar é a inexperiência do aspirante a empresário em lidar com as operações burocráticas do dia a dia de uma empresa. Diante de tudo isso é fundamental que o gestor identifique a necessidade de mudança sendo este o primeiro passo para retirar a empresa de uma situação crítica. Através de um levantamento minucioso de desempenho da empresa ele poderá identificar o verdadeiro motivo da queda nas vendas. Será necessário buscar o histórico da empresa e