O GERMINAL
Resumo do filme Germinal
No inicio do filme um dos personagens, talvez o personagem de maior expressão devido ao seu espírito contestador e revolucionário, está desempregado e chega até a companhia de mineração a fim de conseguir um emprego, se depara com um outro cidadão, com uma aparência cansada, devido ao trabalho desempenhado, e as condições de vida que lhes foram impostas, desde os 8 anos de idade trabalhando na mina possui uma saúde bastante debilitada, pode-se observar isso pela sua tosse constante e pela visível intoxicação, expelindo uma secreção escura pela boca, a qual ele diz ser carvão. Toda a sua família trabalha também na mesma mina; o personagem recém-chegado a procura de emprego se choca com as dificuldades das condições de trabalho, constituída de pura exploração e pobreza. Após a morte de uma operaria, Fleurance, foi de imediato cogitado o seu nome para se proceder à substituição, mediante a autorização de um dos gestores, foram ao encontro do rapaz, para que desta forma se fizesse a imediata substituição.
Todos os membros das famílias trabalham, não importa a idade, desde crianças até os mais idosos, pois precisam dos mínimos salários para que juntos consingam a subsistência de todos, e por isto, quando há alguma baixa por morte na família se faz necessário a substituição imediata, pois, mesmo sendo uma só renda perdida reflete no sustento de todos os outros. Só os bem pequeninos não trabalham. A pobreza dos personagens é latente, a situação que vivem é quase sub-humana, não tendo muita coisa para comer. As crianças sobrevivem a pão e água, os quais não são armazenados com o mínimo de higiene, causando-lhes cólicas e outros problemas estomacais.
A mina aparenta ser bem profunda, uns quinhentos metros, os carros dela descem com cinco operários, as condições de trabalho são terríveis, vivem em regime de exploração contundente e constante, as mulheres ficam desesperadas por não terem o que dar de comer para