O gerente de projetos
As competências estão agrupadas em três categorias: Conhecimento, Desempenho
Pessoais.
Existem diversas teorias e instrumentos de avaliação de personalidade que têm sido utilizados em processos de seleção e desenvolvimento de pessoas
A categoria Conhecimento (Project Management Knowledge) relaciona as competências técnicas que os gerentes devem possuir para gerenciar as fases do ciclo de vida de um projeto. A categoria Desempenho (Project Management Performance) relaciona as habilidades para desempenhar as atividades de gerenciamento nos níveis de desempenho necessários, ou seja, a capacidade de utilizar o conhecimento nas atividades do dia-a-dia. A categoria Pessoal (Personal Competency) relaciona os traços de personalidade que ajudam o gerente a gerenciar efetivamente a equipe e as atividades do projeto
Perfis orientados à ação (Shaper, Implementer e Completer Finisher): responsabilizam-se em realizar as tarefas e atividades do projeto, são as pessoas que traduzem em ação as ideias, conceitos e planejamentos do grupo.
Perfis orientados a pessoas (Co-ordinator, Resource Investigator e Teamworker): são perfis relacionados a pessoas que possuem habilidades em trabalhar a comunicação, a motivação e a efetividade da equipe de projetos para chegar aos resultados.
− Perfis cerebrais (Plant, Monitor Evaluator e Specialist): são os perfis orientados ao raciocínio que possuem uma alta inteligência para propor novas ideias e soluções diferentes para os mais complexos problemas do projeto.
Fonte: