Gerente de projetos
1. Eles têm o dom de prever. Bons gerentes de projetos são capazes de antecipar e evitar problemas que poderiam destruir o prazo, o orçamento ou a aceitação dos usuários.
2. Eles são organizados. A organização parece ser uma característica óbvia de um grande gerente de projetos, mas ela manifesta-se de diversas maneiras, incluindo a capacidade de se manter focado no todo e priorizar o que é realmente importante. “Na maioria dos projetos, existem tantas coisas que precisam ser feitas que é difícil manter tudo sob controle”, avalia Kondo. “Ser capaz de priorizar o trabalho de sua equipe é um aspecto crítico do que um gerente de projetos tem de fazer.”
3. Eles sabem liderar. Gerentes de projeto têm de influenciar e interagir com uma grande variedade de pessoas, incluindo suas equipes de projetos e os patrocinadores da iniciativa. Como muitas equipes não reportam diretamente ao gerente de projeto, esse profissional tem de encontrar maneiras de motivar as pessoas a quem não lidera oficialmente, mas que podem levar ao sucesso ou ao fracasso do projeto. Além disso, são profissionais que precisam inspirer a confiança dos envolvidos e patrocinadores, para os casos em que o prazo ou o budget da iniciativa precisarem ser renegociados ou forem necessários recursos adicionais.
4. Eles são bons comunicadores. Gerentes de projeto bem-sucedidos usam de maneira efetiva o e-mail, as reuniões e os relatórios de andamento para compartilhar suas idéias, tomar decisões e resolver problemas. Eles entendem ainda que precisam discutir a iniciativa sob a ótica do que for mais relevante para sua audiência.
5. Eles são pragmáticos. Algumas vezes, gerentes de projetos podem ser analíticos demais. “Eles analisam as coisas a fundo antes de tomar uma decisão”, diz Kondo, alertando que isso atrasa o andamento. Bons gerentes de projeto focam em realizar o trabalho com os recursos que estão disponíveis.
6. Eles são empáticos.