O GADARENO !!
Ainda que não consigamos vê-la com nossos olhos materiais, Jesus traz à luz da revelação, que existe um sistema de forças invisíveis e organizadas, cuja intenção é totalmente maléfica.
Estes agentes do mal, que um dia foram expulsos das habitações celestiais, sabem da tamanha importância que o homem possui para Deus.
Eles conhecem o quanto Deus ama a humanidade. E como não podem atingir a Deus diretamente, tentam atingí-lo em seus filhos, trabalhando incansávelmente para trazer conflitos, guerras, fomes, e todo tipo de desgraças aos seres humanos, a quem o Pai tanto ama.
Para entendermos melhor esta batalha espiritual na vida do gadareno, vamos ver um pouquinho sobre a sua vida, como era a cidade em que morava e o que pode ter ocorrido, para que ficasse tão miseravelmente oprimido pelas legiões do mal.
A Cidade de Gadara e a Decápolis
Gadara estava localizada em uma região chamada de Transjordânia. A Transjordânia era montanhosa, com muitos bosques e ficava a leste do rio Jordão. Originalmente, era habitada por povos de origem aramaica, mas foi logo colonizada pelo elemento grego, instalando-se fortemente o helenismo na região.
As cidades helênicas passaram a se unir em torno de uma liga, chamada nos tempos de Jesus de Decápolis, que constituíam uma espécie de confederação de dez cidades, com uma certa autonomia em volta de seu território.
As mais célebres destas cidades eram: Damasco, Hipos, Tiberíades, Gadara, Gerasa, Pella e Filadélfia.
E a Transjordânia e a Decápolis, ficavam no meio do caminho que levava do Egito à Assíria, dois grandes reinos da época. De forma que quando estes domínios estavam em mãos de governos opostos, tendiam à guerra e as cidades que estavam entre eles eram logo as primeiras a sofrer com as misérias da guerra.
O ódio alimentado por