o funk
NISKIER, Arnaldo. Filosofia da Educação uma visão critica. São Paulo: Edições Loyola, 2001 Capitulo VIII
Texto do Autor
Anotações
"Analisando a educação anterior, Montaigne via apenas o desenvolvimento da capacidade livresca, sem o exercicio efetivo da capacidade do aluno, sem estímulo as forças espirituais e sem levalo a encontrar, por si mesmo, os ensinamentos recebidos. ’’(p127).
-assunto: Antecedentes Remotos.
Montaigne ficou incomodado com a forma que éra desenvolvida a educação da época, visando apenas o desenvolvimento da leitura do aluno, para ele o educador deveria estimular o aluno a praticar os ensinamentos recebidos por conta própria.
Capitulo VIII
"O mestre deveria mostrar o exterior das coisas, ora preparando-lhe o caminho, ora deixando-o em liberdade para encontra-lo" ’’(p127).
O papel do educador, é dar um soporte ao aluno mostrando-lhe a meneira de executar um estudo, sempre respeitando a liberdade de raciocínio do mesmo.
-assunto: Antecedentes Remotos.
Outro precursor remoto do naturalismo foi Comênio (1592-1670) cujo preceitos se encontraram na Didática magna,que o projetou até os nossos dias. Segundo esse educador, três componentes fundamentais devem ser estimulados em todas as etapas da educação: a observação pessoal, o exercicio do aprendizado e a aplicação do que foi estudado. , 128)
Segundo Comênio, existem três componentes fundamentais em todas as etapas da educação: aprendizagem visual, exercitar o que se aprende e aplicar o que foi estudado.
-assunto: Antecedentes Remotos.
‘’ O conhecimento livresco não deveria ser estimulado porque só cria pedantes. Com a curiosidade natural despertada, a criança começaria a explicar o mundo e descobriria os elementos da linguagem, da leitura e da escrita. ’’(p, 131)
Rousseau presava muito o desenvolvimento real do individuo, acreditava