O funcionamento da Internet
TAGLIAFERRO, Claudemir Alves1
A Internet surgiu na década de 1960, através da Advanced Research and Projects Agency (ARPA) quando as duas maiores superpotências do mundo, União Soviética e Estados Unidos exerciam enorme controle e influência no mundo e, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa. Nessa perspectiva, o governo dos Estados Unidos temia um ataque russo às bases militares. Um ataque poderia trazer a público informações sigilosas, tornando os EUA vulneráveis, então foi idealizado um modelo de troca e compartilhamento de informações que permitisse a descentralização das mesmas. O ataque inimigo nunca aconteceu, mas o que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos não sabia era que dava início ao maior fenômeno midiático do século XX, a Internet.
A primeira coisa a ser dita sobre o funcionamento da internet é que ele não é controlado por nenhuma pessoa ou instituição, ou seja, redes de computadores controlados por seus usuários/administradores interligados viabilizam que qualquer pessoa se conecte a ela fornecendo ou obtendo informações e realizando uma série de atividades neste mundo digital.
As máquinas que armazenam a informação que buscamos na internet são servidores, e eles podem estar dentro ou fora de nosso país. Cada pessoa conectada serve como ponto de conexão ao longo de uma rota de tráfego. E então há as linhas transmissoras que podem ser físicas, como no caso dos cabos e fibras óticas, ou sinais de satélites sem uso, telefones celulares ou torres 4G, ou rádios.
O segundo componente principal do funcionamento Internet, são os protocolos, que propiciarão a interconexão dos computadores. Sem um conjunto comum de protocolos que todas as máquinas conectadas à Internet devem seguir, a comunicação entre dispositivos não aconteceria, seria como marcar um encontro de duas pessoas num mesmo momento, mas em endereços diferentes, ou seja, esse encontro jamais aconteceria. Sem os protocolos as várias