Funcionamento Da Internet
A internet na verdade são milhares e milhares de rede espalhadas pelo mundo que se comunica entre si, conectando seus hardwares através de fibra ótica ou cabos, e até mesmo satélites e ondas de radiofrequência. Essa informação fica hospedada em computadores que chamamos de servidores que tem seu endereçamento controlado pelo DNS (Servidor de Nomes de Domínio, traduzido do inglês), responsável em enviar a solicitação do cliente (ponta final) até o servidor de destino da informação solicitada, através de comparações com o nome requisitado. Mas para que tudo isso funcione é necessário ter uma parametrização, afim de que todos os hosts (hospedeiros) se comuniquem de uma mesma forma e entendam-se mutuamente, para isso foram criados os protocolos, que nada mais são do que normas estabelecidas para padronizar o fluxo das informações e suas tipologias. Por exemplo, o protocolo http (HiperText Transfer Protocol – Protocolo de transferência de Hipertexto), protocolo este responsável por padronizar as informações que são apresentadas no navegador através da linguagem de hipertexto interpretadas pelo browser, ftp (file transfer protocol) protocolo responsável pela transferência de arquivos entre os hosts, para que as informações cheguem de forma completa até o usuário final.
Para que toda essa informação trafegue pelas redes de forma rápida e segura foram criados os protocolos de transmissão TCP (Protocolo de Controle de Transmissão), que trabalha juntamente com o IP (Protocolo de internet), normalmente em seu computador eles aparecem juntos TCP/IP, atualmente está na versão TCP/IPv4, formatado no padrão de 32 bytes, porém devido a escassez de endereços para este padrão, devido a alta demanda, foi criado o TCP/IPv6 no padrão de 128 bytes, disponibilizando um leque maior de endereços IP para suprir a demanda.
Os dados trafegam na rede em forma de pacotes, toda informação é “quebradas” em pacotes e depois sim enviadas para seu destino. Estes pacotes