Custos Logísticos
Acredita-se que logística teve origem nas atividades militares, como intuito de acomodar, suprir e acantonar tropas. Foi desenvolvida pela necessidade de planejamento. Atualmente, se tem uma definição mais aceita para o tema: “Logística é a parte da cadeia de suprimentos que planeja, programa e controla, de forma eficiente e eficaz a expedição, o fluxo reverso, a armazenagem de bens e serviços, assim como do fluxo de informações relacionadas, entre o ponto de origem e o ponto de consumo, com o propósito de atender as necessidades dos clientes”.
A Logística como conhecemos hoje tem o objetivo de ajudar empresas a melhorar seu nível de serviço reduzindo custos de operações. Ao falar da questão operacional da empresa se torna indispensável falar sobre os custos logísticos, saber se realmente sendo investido o necessário para a satisfação do cliente e se esse investimento esta trazendo um retorno econômico rentável, embasado nisso vale também citar sobre o ponto de equilíbrio, já que sabemos que toda empresa corre riscos e esse tópico ajuda a não obter prejuízo, porém não se tem nenhum lucro.
Também temos que ressaltar os custos relacionados à tributação. O governo brasileiro tem procurado desonerar das exportações os tributos nacionais, permitindo às empresas ofertarem seus produtos a preços competitivos no mercado internacional. Mas isso não acontece devido termos um serio problema com relação ao transporte dos produtos. Um bom exemplo deste fato é o escoamento da soja. O Brasil é o maior produtor da soja do mundo, mas é um dos piores na exportação do produto. Não é aproveitado os recursos que se tem para o aproveitamento máximo sobre a exportação. A malha ferroviária é deficiente, há um déficit no transporte rodoviário, não tem aproveitamento nenhum do transporte fluvial e o Porto de Santos não comporta a carga escoada diariamente.