O fio das Missangas - Mia Couto
XIV COLÓQUIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FACULDADE DE LETRAS
O IMAGINÁRIO DO AMOR E UM ESPAÇO DE ESPERANÇA
Coordenação: Profª Drª Suzana Y. L. Machado Cánovas
Roseli da Silva Pinheiro
Abril/2013
MIA COUTO
O escritor, jornalista e biólogo moçambicano Mia Couto, nascido António Emílio Leite Couto (1955), é um dos principais escritores de Língua Portuguesa da atualidade, e autor de obra extensa e diversificada que inclui poemas, contos, romances e crônicas. Nasceu na Beira, em Moçambique, e é um dos principais escritores africanos, comparado a Gabriel Garcia Márquez, Guimarães Rosa e Jorge Amado.
Seu romance Terra sonâmbula foi considerado um dos dez melhores livros africanos do século XX. Em 1999, o autor recebeu o prêmio Vergílio Ferreira pelo conjunto de sua obra e, em 2007 o prêmio União Latina de Literaturas Românicas.
Obras
ordem cronológica
A CONFISSÃO DA LEOA (2012) ESTÓRIAS ABENSONHADAS (2012) E SE OBAMA FOSSE AFRICANO? (2011) ANTES DE NASCER O MUNDO (2009) O FIO DAS MISSANGAS (2009) O GATO E O ESCURO (2008) VENENOS DE DEUS REMÉDIOS DO DIABO (2008) TERRA SONÂMBULA (2007) A VARANDA DO FRANGIPANI (2007) O OUTRO PÉ DA SEREIA (2006) O ÚLTIMO VOO DO FLAMINGO (2005) UM RIO CHAMADO TEMPO, UMA CASA CHAMADA TERRA (2003)
Temos como objetivo estudar o conto O fio e as missangas, que faz parte da antologia O Fio das Missangas (2003) cuja maioria dos 29 contos trata com sensibilidade do universo feminino. É digno de nota observar a divergência ambígua e intencional entre o nome do conto e o título da antologia. Na narrativa que será objeto de estudo, o personagem JMC busca seduzir várias mulheres e metaforiza sua condição como aquele que procura unir as várias contas das missangas por meio de um fio e, com